segunda-feira, 30 de março de 2009

RELE FOTO ELÉTRICO


Conhecida por muitos eletricistas por "foto célula", o Relé Fotoelétrico é um dispositivo comando pela quantida de luz natural ou, em alguns casos até artificial.

Como a maioria dos dispositivo elétro-eletrônicos este relé possui no mínimo tres condutores com cores padronizadas:


1- Condutor que deve ser ligado à fase: Cor preta


2- Condutor que leva retorno até a carga: C
3- Condutor para ligar ao neutro da rede: Cor branca

sexta-feira, 27 de março de 2009

DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE ELETRICIDADE

É a última etapa do "caminho" da eletricidade até nossas residências.

A alta tensão que alimenta as buchas maiores do trafo de distribuição é apenas uma tensão de distribuição.


Os trafos de distribuição apresentam em sua parte frontal a buchas menores que fornecem os condutores neutro e as tres fases.


TENSÕES DE CONSUMO

Valores de tensão de fase(fase+neutro) e tensão de linha(fase + fase).

Em cidades como Bauru.....Tensão de Fase 127 v e Tensão de linha 220v

Em cidades como Lins e Pirtininga ......Tensão de fase 220v e Tensão de linha 380v

Em industrias e hospitais.........................Tensão de fase 220v e Tensão de linha 380v.


obs: Antes de ligar os aparelhos nas tomadas os valores de tensão de tomada e aparelhos devem sempre serem os mesmos.
...Iendificado aleatoriamente como P1(interruptor paralelo 1).

Dois retornos deve sair de P1 indo a P2.

Do interruptor P2 é ligado o ultimo retorno à lâmpada.

No outro polo da lâmpada liga-se o fio neutro.


Concluida a instalação e isolação das emendas, ligue o disjuntor do ciruito de iluminação no qual

os interruptores e lâmpadas estão incluidos.

OBS: Caso a instalação não funcione, identifique corretamente se há tensão e se o circuito montado não estaria interrompido em algum trecho.


Sabe-se que para haver CORRENTE ELÉTRICA , é fundamental que exista TENSÃO ELÉTRICA e que a sua RESISTÊNCIA ELÉTRICA tenha um baixo valor ou seja, o circuito não esteja interrompido.


OBSERVE A FIGURA ABAIXO


Identificado aleatoriamente como

LIGAR E DESLIGAR PONTO(S) DE LUZ DE DOIS LOCAIS DIFERENTES

Para ligarmos e desligarmos pontos de luz de dois locais diferentes, deve-se de preferência identificar sobre a laje ou forro os condutores provenientes de um quadro de distribuição e que pertencem a um circuito de iluminação.
Normalmente esses condutores deveria ser de 2,5mm². no mínimo.
Identificado o fio fase de 2,5mm², desligado, liga-se a ele um condutor de 1,5mm² e a outra extremidade do mesmo ao borne central do interruptor, identificado aleatoriamente como

quinta-feira, 26 de março de 2009

LIGAR E DESLIGAR DUAS OU TRES LAMPADAS APARTIR DE UM ÚNICO POSTO


Instala-se o fio fase diretamente ao interruptor e dele partem dois ou tres retornos

INSTALAÇÃO ELÉTRICA DE CAMPANHIAS RESIDENCIAIS






Antes da instalação elétrica de uma campanhia, deve-se observar qual a sua tensão de trabalho; local onde será instalada(preferencialmente distante dos materias combustíveis) e o conhecimento do seu circuito elétrico.



Campanhias com tensões acima ou abaixo de 50 volts, são instaladas em circuitos com tres condutores: Fase ou equivalente, retorno e o Neutro ou equivalente:




Observe abaixo os diagramas multifilar e unifilar(projetos elétricos)



quarta-feira, 25 de março de 2009

F A L H A S E M C I R C U I T O E L É T R I C O

QUANDO UM CIRCUITO ELÉTRICO NÃO FUNCIONA......

SÓ HÁ TRES CAMINHOS A VERIFICAR:
1) AUSÊNCIA DE TENSÃO ELÉTRICA

2) CIRCUITO ELÉTRICO INTERROMPIDO EM ALGUM PONTO

Na ausência de tensão, a fonte de tensão está desligada. É necessário esclarecer porque a fonte não fornece tensão necessário para o adequado funcionamento da carga.

No caso de circuito interrompido, é necessário desconfiar dos dispositivos de manobra, abertos;
dos condutores do circuito interrompido; da carga interrompendo o fluxo de corrente; das conexões condutores e componentes do circuito.

O excesso de fuga de corrente

3) A COMBINAÇÃO DAS DUAS SITUAÇÕES ACIMA: "FALTA DE TENSÃO COM CIRCUITO INTERROMPIDO

Instalação elétrica residencial

Antigamente as cidades não tinham energia elétrica, a única fonte de luz era o Sol e com o tempo surgiram os lampiões a querosene ou a óleo e velas, apenas as casas mais ricas possuíam um sistema próprio de gás.As casas eram iluminadas por um grande lampião, outros cômodos da casa eram iluminados por lampiões a querosene ou lamparinas de óleo.Só em 1883 surgiu a primeira usina termo elétrica e em 1889 a primeira hidroelétrica, porém isso não fez com que a energia elétrica chegasse nas ruas rapidamente, assim, as casas ascendiam apenas algumas lâmpadas e logo depois vieram os bondes elétricos.Nos dias de hoje a energia elétrica é muito importante em nossas residências, pois é através dela que podemos assistir televisão, tomar banho quente, iluminar nossas casas e etc.A energia elétrica é muito importante nos dias de hoje, pois é ela que proporciona o conforto, bem estar, segurança e lazer para a sociedade. A energia permite o funcionamento de bancos, hospitais, industrias, escolas, semáforos e todo o sistema de comunicação; portanto é impossível imaginar a vida moderna sem a energia elétrica.A energia elétrica pode ser produzida através de diferentes fontes, porém no Brasil ela na maioria das vezes vem das usinas hidrelétricas, que utilizam as quedas d’água dos rios para gerar eletricidade. Depois de produzida, a energia elétrica vai para as cidades através das linhas e torres de transmissão de alta tensão. Essas linhas e torres são aquelas nas estradas, que levam a energia pôr longas distancias.Quando a eletricidade chega as cidades, ela passa pelos transformadores de tensão nas subestações, que diminuem a voltagem. A partir daí, a energia elétrica segue pela rede de distribuição, onde os fios instalados nos postes levam a energia até a sua rua. Antes de entrar nas casas a energia ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida ela vai para a caixa do medidor de energia elétrica, o relógio de luz. Ë ele que mede o consumo de energia de cada residência. Durante todo esse percurso a energia elétrica esta sujeita a interrupções, provocadas por raios, ventos, tempestades, galhos de árvores e etc. São essas coisas que são responsáveis pelas interrupções do fornecimento de energia nas residências.

Como é medido o consumo de energia elétrica?
A energia fornecida a um aparelho depende de sua potência e do tempo que ele fica ligado. Se você mantiver ligado um chuveiro de potência 2800W ou 2,5kW por meia hora, ele utilizará 2,5kW x 1/2h = 1,4kW/h de energia elétrica. A unidade de medida de energia usada pelas companhias fornecedoras de energia é o kWh. 1kWh corresponde ao consumo de um aparelho de potência 1000W (1kW) durante uma hora.Cada casa tem um relógio medidos que é responsável por medir o consumo de energia elétrica da residência, esse relógio três ponteiros um da unidade outro da dezena, da centena e do milhar. Cada volta completa de um ponteiro equivale ao deslocamento de uma unidade do que o antecede. Todo mês um trabalhador da companhia fornecedora de energia faz a leitura do relógio de todas as residências. O consumo do mês será a diferença entra seu numero e o numero do mês anterior. A companhia de energia CPFL cobra R$0,30175 por kWh mais algumas tarifas extras como ICMS.

Instalação elétrica de uma residência:
Na maioria das instalações elétricas de uma residência, entram três fios que vem do poste para a caixa de luz e passam pelo relógio medidor, dois desses fios são chamados de vivos ou fase e o outro é chamado de neutro.Em seguida, esses fios passam pela chave geral que serve como interruptor de toda a instalação. Da chave geral, saem quatro fios, que se separam em duas chaves, a chave de 110 volts, que tem um fio fase e um fio neutro, e a chave de 220 volts, que tem os dois fios fase.Assim, se a instalação não tiver três fios não poderá ter chaves de 220volts já que só terá um fio fase e um neutro.
Curto-circuito:Um aparelho quando ligado, oferece alguma resistência à passagem da corrente elétrica, os fios que fazem essa corrente, se encostados um no outro sem o isolamento plástico, fecham o circuito impedindo que a corrente elétrica passe pelo aparelho, provocando então um curto circuito. Por isso todos os fios são encapados pôr um plástico e nas instalações é sempre mais seguro deixar os fios separados uns dos outros.